Safar o ((Trole))
Vou passar a explicar
Aparelho de pesca que partia de uma longa linha que em cada metro e meio levaria um outro metro de linha com um anzol.
E assim repartido em linhas de cinquenta braças que daria a volta de quatro linhas com uma medida mais ou menos duzentos e cinquenta metros, por cada caixa que vocês vê aqui os pescadores ((safando))preparando as linhas de novo para pesca.
Neste tempo era por caixas assim, mais tarde veio os ((polegos))nome que os pescadores lhes deram a este misto de pesca, passo a explicar e diferencia, entre a caixa do trole e o polego,
Com as caixas de trole era o mesmo método,com as caixas era largado a mão e com o polego era como automatico, só que com os polegos era mais rápido para ir a água o aparelho, enquanto a caixa será anzol por anzol, com os polegos era largando com o barco navegando a toda força.
Aqui fica esta história do nosso Portugal e da pesca antiga que já acabou, vida dura essa eram horas e horas trabalhando, partia-se de casa as dez da noite e só se voltava depois vinte quatro horas mais tarde cansados de trabalhar e mal alimentados. Porque o pescador não tem horas de descanso quando está alando os aparelhos da água, tem de alar para ficarem prontos para tornar alargar.
Aqui lhes deixo está linda foto antiga do porto da Povoa de Varzim
Os tempos eram difíceis mas não havia crise, eu acho que estamos a viver a mesma dificuldade em tempo moderno, se vê muitas montras cheias de tudo mas não há dinheiro nem trabalho, e vejo muita miséria, e sofrimento…
Jimmy o Marinheiro
Os tempos eram difíceis, mas havia valorização daquilo que se tinha e de como se tinha...gosto de passar aqui, é bom saber histórias que não voltam e, recordar a linguagem dos pescadores.
Abraço
olá amiga Alice boa noite e bem vinda sempre que assim desejares amiga , sim pura verdade o dizes, nesse tempo era dificeis e tinha-mos o ouro de reserva e eramos independentes, agora sinto muita tristeza e muita fome escondida.
doce beijinho amiga obrigada pelo teu parecer.
boa semana.
Jimmy o Marinheiro
olá jimmy!!
Há tanto tempo não te ouvia 1
tenho espreitado por aqui e vi que tens estado de férias, ainda bem são merecidas, eu também estou quase a começar os meus dias de descanso mas antes... ainda falta o pior e já ando com a cabeça feita em água, enfim ossos do oficio.
desejo-te boa continuaçaõ e vai-nos presenteando com os teus belos post´s maritimos, que o nosso querido mar apesar de bravo ás vezes é-nos sempre fiel e íntegro, nunca nos engana ...apenas nos avisa .
beijinho grande tudo de bom marinheiro.
De
cachinare a 25 de Novembro de 2011 às 00:33
Boa noite.
Desde já muitos parabéns pelo excelente blogue que aqui tem e pelas inúmeras e belíssimas fotos antigas que aqui nos oferece sobre a Póvoa e Vila do Conde. Gosto muito de barcos, pois toda a minha família é de pescadores e neste seu artigo, a foto do meio pôs-me muito contente, pois mostra a motora antiga do meu avô, a "Cego do Maio". Sabe por acaso dizer-me de que ano será a foto e se possível a origem desta foto?
Atentamente,
António Fangueiro
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
olá boa tarde Sr.Antonio Fangueiro
Bem-vindo ao meu blog que também é de todos pescadores, aqui tento dar um pouco do parecer do meu trabalho que tenho passado ao longo dos anos, no mar do meu ganha-pão.
Com narrativas verdadeiras, historias de saudades de companheiros que nos deixaram, e com tudo isto um pouco do nosso pequeno mundo, mas grande deste pequeno lugar Caxinas, com todas suas historias de sobreviver nos dias difíceis da nossa historia de outros tempos remotos.
Quando a pergunta que me faz, não posso ser muito especifico mas ronda o ano 1960 salvo erro, ano mais ano menos.
Aqui também lhe posso dizer que o seu blog está muito bom gostei de o visitar, ainda bem que há pessoas como nós que se dão ao trabalho por gosto em trazer as memorias de um povo ao de cima algo que como um tesouro se trata-se porque aqui vai ficar na net quando partirmos, porque não somos internos e aqui ficará este tesouro para os mais novos ler e aprender, o meu muito obrigado, e esteja atento mais historias virão escritas pelas mãos deste marinheiro Jimmy o Pescador.
Um abraço e volte sempre que desejar para ler e sonhar, com estas historias verdadeiras e fotos a contemplar.
Jimmy o Marinheiro
Comentar post